Na última terça, 11/6, realizamos uma reunião da Secretaria de Carreira e Recursos Humanos do sindicato, para aprofundarmos a discussão sobre a proposta de “carreira” aprovada pela reitoria no último Conselho Universitário. A reunião contou com a participação de um bom número de funcionários, de vários campi da USP.

Na discussão, praticamente todas as falas destacaram várias críticas ao projeto da reitoria, tanto pelo seu conteúdo quanto pela forma como foi feito, sem nenhuma discussão com a comunidade e ainda com a contratação de uma empresa privada ligada a pessoas que saíram da FEA, por um valor que até agora não sabemos. Na reunião aprovamos algumas resoluções importantes para orientar a nossa discussão com a categoria sobre o tema.

Em primeiro lugar, referendamos a resolução aprovada em assembleia de rechaçar e denunciar esse projeto da reitoria, que sequer pode ser chamada de uma proposta de Carreira. A reitoria faz uma confusão proposital entre Avaliação Individual permanente e carreira. E isso é uma armadilha, pois esse modelo de avaliação não está ligado necessariamente à progressão funcional, e poderá ser um instrumento de punição dos funcionários no futuro, até mesmo levando a eventuais demissões. Isso é ainda mais grave considerando alguns dos parâmetros que serão avaliados, com temas como comportamento e proatividade. Ou seja, querem moldar um perfil de funcionários adequado ao modelo de universidade privatista, normalizando a sobrecarga de trabalho e desvios de função. Dentro disso, também votamos como resolução não aceitar nenhum tipo de avaliação que não seja estritamente para garantir progressão na carreira.

1) Rechaçar e denunciar a falsa “carreira” da reitoria, em especial a armadilha do sistema de avaliação. Não aceitar avaliação que não tenha como objetivo progressão na carreira;

2) Denunciar a falta de diálogo e de espaços de discussão e negociação com o sindicato e representações da categoria

3) Defesa de critérios objetivos para avaliação, com progressão automática na medida em que os critérios sejam atingidos

4) Referendar as propostas do tópico de Carreira da nossa Pauta específica – ver aqui.

Definimos realizar uma nova reunião antes de setembro, quando ocorrerá nova reunião da CCRH (Comissão Central de Recursos Humanos). Assim que definimos a data divulgaremos nos boletins.