Nesta campanha salarial, temos uma condição bastante favorável das finanças das universidades para avançarmos na recuperação das nossas perdas e na valorização dos nossos salários. Conforme o Fórum das Seis já apontou, durante a negociação, a previsão de arrecadação do ICMS feita pela secretaria da Fazenda será superada em muito. E o número final da arrecadação de maio comprova isso. O mês de maio fechou com arrecadação de cerca de 13,6 bilhões, o que representa 20,2% a mais se comparado com o ano de 2023, e superando a previsão da secretaria da Fazenda para o mês em quase 900 milhões. Trocando em miúdos, dinheiro tem!

Importante lembrar que além do aumento significativo da arrecadação, as três universidades juntas têm um caixa de cerca de 10 bilhões, sendo que só a USP tem quase 7 bilhões em caixa! Esse valor foi acumulado às custas do nosso arrocho salarial e das perdas de postos de trabalho.

De acordo com os cálculos do Fórum das Seis, para recompor o poder de compra dos nossos salários em relação a maio de 2012, falta ainda um reajuste de 11,72%. Além disso, temos na Pauta a demanda de valorização dos salários iniciais, com a reivindicação de um fixo de R$1.200,00. Como sabemos, mesmo com dinheiro em caixa e arrecadação aumentando, só vamos conquistar nossas reivindicações com muita luta!