Após o reajuste de 5% proposto pelos reitores pelo Cruesp e já aprovado no CO da USP, o Fórum das Seis calcula que para recuperar o poder de compra dos nossos salários em relação a maio de 2012 ainda é necessário um reajuste de 11,72%.

Lembrando que a reivindicação do Fórum das Seis é de 17,31% de reajuste ainda em 2024, sendo
10,05% em maio e 6,6% no segundo semestre.

Os reitores já declararam que não pretendem reabrir as negociações. Para recuperarmos o poder de compra dos nossos salários, teremos que ir à Luta! Por isso o Fórum das Seis indica que as assembleias discutam a possibilidade de Greve! Vamos pra cima!

Além do reajuste, a nossa pauta unificada conta com a reivindicação de valorização dos salários iniciais das carreiras. No caso dos funcionários, a reivindicação é de um valor fixo incorporado aos salários de todas(os) para reestabelecer o piso de 3 salários mínimos das categorias, o que no nosso caso implica em um fixo de cerca de R$1.200,00.

Nas reuniões com as equipes técnicas do Cruesp e depois na própria reunião de negociação com os reitores, colocamos essa reivindicação, e ela foi completamente ignorada. Os reitores sequer mencionaram a questão. Isso demonstra o descaso das reitorias com os funcionários, especialmente os de salário mais baixos.