Na reunião do Conselho Universitário realizada na terça, dia 21, estava na pauta o Reajuste de 5% oferecido pelos reitores na reunião de negociação entre Cruesp e Fórum das Seis. O reitor fez todo um discurso exaltando os feitos de sua gestão até aqui, e defendendo uma política de controle de gastos pra justificar um reajuste que não repõe nossas perdas acumuladas.

A reivindicação do Fórum das Seis é de reposição do poder de compra de nossos salários em relação a maio de 2012, o que exige um reajuste de 17,31%, que o Fórum reivindica em duas vezes (10,05% de imediato e 6,6% no segundo semestre). Na reunião de negociação ocorrida no último dia 16, os reitores apresentaram uma proposta inicial de 3%, e após muita pressão, especialmente pelo forte ato que ocorria durante a negociação, os reitores subiram a proposta para 5%. Essa proposta ainda é insuficiente para recuperar nossas perdas, e por isso o Fórum solicitou que o tema fosse retirado da pauta do CO da USP para que ocorra novas reuniões de negociação. Mesmo com o nosso apelo para a continuidade das negociações, o reitor ignorou o pedido de retirada de pauta e aprovou o reajuste por ampla maioria. Veja aqui as falas dos nossos representantes.

O ato realizado no dia da negociação demonstrou que com mobilização, podemos avançar na reposição de nossas perdas. Por isso o Fórum das Seis aprovou indicativo de Greve pra ser discutido nas nossas assembleias. Vamos pra cima!

ATENÇÃO: A Adunicamp (associação dos docentes da Unicamp) foi a primeira entidade do Fórum a realizar assembleia, e aprovou por ampla maioria o indicativo de Greve!