Na reunião de negociação ocorrida nesta quinta, dia 16, as entidades do Fórum das Seis defenderam nossa reivindicação de reposição das perdas salariais em relação a maio de 2012, com a exigência de um reajuste de 10,05% imediato e 6,6% no segundo semestre.

Os reitores fizeram um discurso que não condiz com a realidade, alegando dificuldades financeiras mesmo com uma arrecadação bem acima do previsto e com caixas bilionários. Inicialmente a proposta apresentada foi de 3% de reajuste. Após muitos questionamentos do Fórum das Seis, e com a força do ato que ocorria do lado de fora, os reitores pediram um intervalo pra reavaliar a proposta. Após um tempo, retornaram com a “proposta” de 5%, afirmando que se tratava da proposta final.

Os membros do Fórum questionaram o encerramento unilateral da negociação, mas Carlotti manteve, ao final, a postura de não agendar nova reunião de negociação. Além disso, as(os) estudantes fizeram falas contundentes sobre a demanda por unificação das políticas de permanência estudantil. Ainda assim, os reitores negaram-se a discutir a fundo o tema, negando até mesmo a proposta de criação de um Grupo de Trabalho para a discussão de permanência.

Conseguimos realizar um Grande Ato em função da reunião de negociação. Durante a parte da manhã, várias unidades paralisaram as atividades e realizaram atividades locais. A partir das 14h, muitos trabalhadores foram até o ato, demonstrando a nossa insatisfação!

O ato contou com uma forte participação das/os estudantes, que levaram suas demandas por permanência estudantil. Ganhou destaque a situação da USP, com a ameaça de despejo de um grupo de estudantes que hoje estão alojados no Cepeusp. A Unesp também compareceu em peso, com estudantes de vários Campi.

A força do ato surpreendeu os reitores, que se viram forçados a fazer uma pausa na reunião para reavaliar a proposta inicial do índice de reajuste. Essa manifestação demonstrou mais uma vez a importância da unificação entre estudantes, funcionários e docentes!

Fórum das Seis reúne-se para avaliar a negociação e divulgará indicativos para as assembleias das entidades!!!

Após a reunião de negociação, o Fórum das Seis se reunirá para fazer uma avaliação da situação após a reunião de negociação, e quais indicativos fará para as assembleias das entidades no sentido de continuidade da luta. Acompanhe o nosso site e nossas redes sociais para ter mais informações.

Informe de Michele Schultz da ADUSP após a Reunião com o CRUESP: AQUI

Informe de Neli Wada do Sintusp após a Reunião com o CRUESP: AQUI