16/05/19

ADCESP: Nota de repúdio à Reitoria da USP

SINDICATO DOS(AS) DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – ADCESP
Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ADCESP –
S.Sind – ANDES – SN). Filiada à CSP- CONLUTAS. CNPJ: 12059952/0001-60
Contatos: Rua João Cabral, S/N, Bairro Pirajá, 64.002-150. Fone/Fax: (86) 3213-2300.
Blog: adcesp.blogspot.com.br   Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   Facebook: facebook.com/adcesp

Nota de repúdio à Reitoria da USP

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADECSP - S. SIND.), filiado ao ANDES e à CSP Conlutas, em Assembleia Geral realizada no dia treze de Maio de 2019, aprovou a emissão e publicação desta Nota para:

Repudiar a atitude da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) que adotou medidas para dificultar a participação da maior parte dos delegados do 7º Congresso Estatutário dos Funcionários da USP, que seria realizado no período de 22 a 25 de Abril do corrente ano, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP, filiado à CSP Conlutas.

No último dia 18/04 a Reitoria enviou comunicado às suas unidade informando: “1) que ficaria a critério do dirigente liberar ou não o delegado(a) [para participar do Congresso]; 2) que os possíveis delegados deveriam obrigatoriamente repor as horas dedicadas ao Congresso [...]”. Ora, essa atitude repugnante é um flagrante atentado ao direito de organização sindical, na medida em visou causar embaraços à participação dos trabalhadores no evento supracitado. E, de fato, essa decisão da Reitoria inviabilizou a participação da maior parte dos delegados no Congresso. Em razão disso, os delegados presentes na abertura do Congresso dos trabalhadores da USP decidiram pela suspensão dessa atividade.

Por fim, a ADCESP aproveita o ensejo para manifestar seu total apoio e solidariedade aos trabalhadores da USP que tiveram seu direito de participar de atividade da sua categoria sindical cerceado pela ação ditatorial da Reitoria da USP.

Teresina, 16 de Maio de 2019.

Rosângela Assunção
Coordenadora geral da ADCESP